5 dicas de alimentação para o outono

MAI, 2018
Categoria: DICAS
Tag: outono, alimentação saudavel

No outono devemos cuidar da nossa alimentação para fortalecer as defesas imunológicas e preparar o organismo para o inverno.

Com as temperaturas mais baixas e o ar mais seco, durante a estação a tendência maior é causar desidratação de mucosas e do organismo em geral, acúmulo de gordura e até problemas respiratórios.

Preparamos oito dicas para aproveitar a estação sem preocupações!

 

1. Consuma alimentos ricos em vitamina C

Consumir frutas cítricas, ricas em vitamina C, é uma ótima dica para melhorar a imunidade durante o outono.

Além disso, elas têm o poder de te ajudar na prevenção de doenças infecciosas do sistema respiratório, reduz as chances de anemia, tem ação direta na cicatrização de feridas, no fortalecimento dos fios de cabelo e no bom funcionamento da circulação sanguínea.

Por isso, a dica durante a estação é aumentar o consumo de frutas como laranja, limão, goiaba, caqui e maracujá.

 

2. Aqueça-se com sopas à base de legumes e proteínas magras

As sopas são uma ótima opção para você ingerir nutrientes variados de uma única vez e sem ficar com a sensação de estômago pesado - isso sem falar que elas ajudam a aquecer o corpo todo!

Para prepará-las, abuse da criatividade e misture proteínas magras com vários legumes!

 

3. Aproveite frutas e vegetais da estação

Consumir alimentos da estação é muito vantajoso para o organismo, pois suas concentrações de vitaminas e minerais são mais altas nessa época do ano. Além disso, faz bem para o seu bolso! A grande oferta faz com que os preços caiam.

Pode abusar de verduras e legumes como abobrinha, abóbora, agrião, batata-doce, berinjela, beterraba, chuchu, espinafre e repolho. De frutas, invista no abacate, banana, maçã, goiaba, pêra e tangerina.

 

4. Evite alimentos muito gordurosos ou calóricos

É normal que durante o frio a fome aumente, mas principalmente comidas mais pesadas como massas, carnes e sobremesas. Claro que não é proibido, só cuidado para não abusar.

Além do ganho de peso, pode vir acompanhado de uma série de problemas, como aumento do colesterol e diminuição da disposição.

 

5. Hidrate-se com água, chás e sucos

Em qualquer estação, o mais importante é sempre estar hidratado.

Se você tem dificuldade em beber água, invista em chás e sucos. Algumas opções são os chás de maracujá, maçã com canela, frutas vermelhas e chai.

Todos eles ajudam a hidratar o organismo, contêm antioxidantes e outras substâncias que favorecem a saúde e ajudam a aquecer o corpo a qualquer momento do dia.

Com todas essas dicas, você já pode começar a pensar nas delícias que vai comer durante a estação e sem esquecer da saúde. Quer algumas sugestões de receitas? Acesse a aba Receitas e descubra várias delícias da estação!

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