5 frutas exóticas e nutritivas para sua ceia de Natal

DEZ, 2018
Categoria: DICAS
Tag: #natal #frutas #exóticas #nutritivas

Que tal inovar e acrescentar algumas frutas exóticas na ceia de natal? Além de possuir formato, cor, aroma e sabor que vão chamar atenção na sua mesa, elas também apresentam inúmeros benefícios para a saúde, com diversos nutrientes e vitaminas importantes para o bom funcionamento do organismo.

No blog post de hoje, oferecemos cinco sugestões que podem dar um charme especial à sua ceia. Temos certeza de que a família toda vai amar! Dá uma olhada:

 

 

1– Canistel

Apresenta alto teor de vitamina A, niacina e caroteno, sais minerais e aminoácidos. Ele pode ser utilizado em confeitarias e adicionado a batidas com leite, em picolés, sorvetes e in natura, com sal pimenta e raspas de limão. Curiosidade: ele também é usado como matéria-prima para a indústria de cosméticos, por conter propriedades antioxidantes, servindo como componente para a elaboração de máscaras faciais e cremes para rejuvenescimento da pele.

 

2- Figo

Os benefícios do figo são diversos, devido à sua alta quantidade de nutrientes. Potássio, ferro, fibra e cálcio são alguns dos que impactam diretamente no funcionamento do organismo. Ele pode ser usado como aliado no controle do diabetes, por exemplo. Além disso, a fruta é importante para o tratamento de acne e para a perda de peso. Trata-se de um alimento versátil, pois pode ser consumido fresco, em pratos salgados ou doces.

 

3- Amora

É uma ótima fonte de resveratrol, um tipo de antioxidante flavonoide que atua diretamente na vasoconstrição de veias e vasos sanguíneos. No sangue, eles reduzem a ação da angiotensina, hormônio responsável pela elevação da pressão; potencializando a produção de óxido nítrico, que estimula a vasodilatação.

A fruta também é fonte de minerais que auxiliam no bom funcionamento da circulação sanguínea, como potássio, magnésio e manganês. Por isso, seu consumo diário é excelente para a prevenção de doenças do coração, como infartos e acidentes vasculares. A amora pode ser usada em geleias, bolos, tortas, e até carnes e risotos.

 

4- Framboesa

Possui grande quantidade de nutrientes essenciais para a saúde geral do corpo. Ela é rica em vitaminas, antioxidantes e fibras, além de ter uma elevada concentração de ácido elágico, composto fenólico que previne e combate o câncer. Uma dica é utilizar a framboesa em caldas e recheios de bolo, já que ela conta com um sabor intenso. Combina também com chocolates ao leite e sobremesas mais sofisticadas.

 

5 – Lichia

Rica em sabor e nutrientes, ela age no corpo de dentro para fora. Com as vitaminas do complexo B, a lichia acelera o metabolismo, podendo ser uma grande aliada na sua dieta. Também possui vitamina C, excelente antioxidante para a pele, que controla a imunidade e ajuda na cicatrização, além de ser ótima para a formação das fibras de colágeno. É fonte ainda de minerais como o zinco - excelente para a pele oleosa -, ferro, cálcio, magnésio e fósforo. Na culinária, a lichia é muito usada no preparo de doces. Entre os principais, estão as tortas geladas, os sorvetes e as geleias. Já em relação às bebidas, seu suco é excelente para a produção de vitaminas refrescantes, saborosas e nutritivas.

 

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